Sou Roman Jelen, nascido na Eslovênia em 1978 faço motocross desde os 9 anos de idade. Na minha carreira como piloto, participei a numerosas corridas de Motocross e Supercross em todo o mundo, junto com os maiores campeões.
Fui piloto da Honda Racing Martin Team junto a Christian Beggi e Brian Jorgensen, no mesmo ano o Tony Cairoli também se juntou à equipe. Durante a minha carreira uma lesão na mão me forçou a suspender a atividade competitiva por cerca de três anos então comecei a minha MX School na Eslovênia, ao mesmo tempo em que trabalhei com Akrapovic como piloto de testes. Em 2015 me mudei para o Brasil para participar do campeonato nacional da Honda IMS Team e em 2016 ganhei o título. No final da temporada, decidi de concluir a minha carreira profissional para começar a colaborar com a Kawasaki Rota K Team (Team Factory no Brasil) para acompanhar alguns jovens e promissores pilotos.
Em 2018, por motivos familiares, decidi de voltar a morar na Europa, continuando a colaboração com alguns pilotos brasileiros.

   
   
 
 

Ao meu retorno na Eslovênia, encontrei muitos jovens com os quais  já havia trabalhado e foi fácil voltar aos treinos para disponibilizar a minha experiência como piloto.
Atualmente, faço cursos particulares e em grupos na Eslovênia e na Itália pois eu moro na área de Novara, muito perto das melhores pistas  como Ottobiano, Dorno, Bellinzago, Cadrezzate, com vários tipos de terreno , onde é possível atuar meu programa de trabalho , baseado  em todas as técnicas para andar de moto. Sou embaixador da Husqvarna na Eslovênia, onde faço cursos em eventos organizados pela marca.

 
 

 
 

Meus cursos não são baseados no uso do cronômetro, mas focam na técnica de guia, o que eu aprendi com o grande Jani Sitar (um aluno de Jacky Vimond) e Georges Jobè.
A técnica permite, em primeiro lugar, de conduzir a sua moto com segurança sem correr muitos riscos, uma vez atingido o objetivo, os tempos e a velocidade da volta são a consequência natural.

 

 

© Roman Jelen 2019